A União dos Desejos Determina Tudo

criticalUma pergunta que recebi: O que significa que nós temos de desejar estudar O Zohar juntos? Como devemos fazer ou sentir isto?

Minha Resposta: Correcção significa que todos os desejos estão unidos juntos. Quando os nossos desejos estão separados uns dos outros, sentimos esta realidade ou este mundo dentro deles. Quando unimos os nossos desejos, sentimos dentro deles uma realidade chamada “o mundo espiritual”. Tudo é muito simples e não envolve tempo ou espaço. Tudo depende da união dos desejos em um todo ou a sua separação uns dos outros.

Neste momento nós sentimos esta realidade, pois nossos desejos estão desconectados, e cada um está por conta própria. Dentro do seu pequeno desejo, que está dirigido apenas para o seu próprio bem, você sente aquilo que é capaz de sentir dentro dele. Você sente Luz, mas quando a Luz aparece dentro deste desejo parece-lhe a si como você vê agora. Você quer ver algo diferente? Bem, você não será capaz de fazer nada com estes desejos terrenos durante todo o caminho até o Fim da Correcção.

Quando este desejo terreno é revelado e cresce dentro de nós, sentimos que estamos vivos. Posteriormente, ele mingua e sentimos que estamos mortos. Então ele volta à vida novamente e morre, como se fosse reanimado para ser usado, e depois volta à ocultação. Contudo, além dele, há um outro desejo chamado “o ponto no coração”, que vem de outro nível espiritual. Este é um desejo que podemos conectar aos outros. Não podemos conectar os desejos deste mundo, que são desejos dos níveis inanimado, vegetativo e animal. Eles existem na sua forma regular, em que cada pessoa está conectada às outras até o ponto em que a natureza a obriga a fazer, e não mais que isto.

Todavia, podemos unir os nossos desejos chamados “os pontos no coração”, e então sentiremos o mundo espiritual dentro deles. É por isso que temos de imaginar este desejo comum (Kli ou recipiente/vaso). Ele é muito tangível e está verdadeiramente nas nossas mãos. Se pudéssemos unir os nossos desejos pela espiritualidade, ou pontos no coração, juntamente com nossa ajuda e conexão mútuas, sentiríamos então o mundo espiritual. Porém, a sensação dentro deles tem de ser mútua. Ela não pode ocorrer em cada individuo separado, pois ela é revelada através da união dos desejos.

O que é que se torna revelado? É a conexão entre os desejos. Esta conexão é chamada satisfação, Criador, ou Luz que preenche o desejo. Nós não revelamos a Luz em si mesma. Revelamos apenas a nossa impressão da Luz, a qualidade de doação que nos reveste. Ela reveste precisamente as nossas relações de amor e doação uns aos outros.

Há uma força que nos permite unir-nos juntos e tratar uns aos outros com doação mútua. A minha doação à outra pessoa é chamada “Luz”, e a doação mútua que eu revelo entre todos é chamada “o Criador”. Este é o significado do verso, “Do amor pelas criaturas ao amor pelo Criador”.