A Crise Global Não é Ficção

terrorismUma pergunta que recebi: Você não acha que a crise foi inventada por um grupo de pessoas que lucraram com ela, enquanto o mundo continua a girar como antes?

Minha Resposta: É exatamente o oposto. A crise financeira significa o inicio de uma crise global em todas as esferas da actividade humana: família, educação, ciência, artes, ecologia, finanças, e etc. É por isto que requer uma solução global: mudar a nossa atitude em relação à razão e o propósito da nossa existência, de viver em prol de consumir para consumir em prol de viver, e alcançar a mais elevada forma de existência.

O nosso mundo manifesta-se a si mesmo como um único todo. Em tal sistema, todas as partes são iguais e dependentes, e as soluções têm de ser unificadas, conjuntas, e dirigidas para o propósito da criação do nosso mundo. A natureza global do mundo que está agora a ser revelada compele-nos a nos tornarmos uma sociedade unificada.

A manifestação da crise e o sofrimento são nada mais que a manifestação da incongruência entre a nossa sociedade e a Natureza unificada.

Uma pergunta que recebi: Qual é a solução para a crise?

Minha Resposta: Nós não sabemos como resolver problemas globais. A nossa mente é criada para ser ‘discreta”, para resolver algo dentro de limites específicos, concretamente. Agora que a nossa sociedade se tornou uma aldeia global, testemunhamos manifestações de completa interdependência e conexidade na sociedade, e o mundo torna-se mais imprevisível para nós.

Nós não sabemos como fazer cálculos neste sistema com seu número ilimitado de variáveis, com o número ilimitado de elementos livres e livremente conectados que este sistema global interconectado apresenta. Como resultado, tratamos a vida como um fado (destino), sem planejar ou tentar examiná-la. A incapacidade de percepcionar é aceita como um facto.

Se a pessoa cai do pedestal em que ela se colocou acima da natureza, e admite que está sob o governo da Natureza, o nosso poder sobre a natureza será revelado como uma ilusão fatal. Será que nós iremos parar a destruição do planeta e conseguiremos restaurá-lo?

A crise atual representa a procura da essência da existência da humanidade. A solução reside na humanidade definir o propósito da sua existência.