Escuridão É a Luz Disfarçada

No Zohar, o capítulo “Bo (Vamos ao Faraó),” Item 63: Assim, Bina, Tifferet e Malchut do inanimado Nilo, também caiu em Keter e Chochma do Nilo durante o Katnut. Durante o Gadlut, o Nilo inanimado, também eleva seu Bina, Tifferet e Malchut a ele, e com eles elevam Keter e Chochma do Nilo, recebendo GAR dele.

Existe um grande, inanimado rio, o Nilo, que está ligado a todos os pequenos Nilos (rios) através da sua Galgalta Eynaim. Isso anula o seu grande Nilo AHP (é por isso que se chama inanimado) a fim de deixar os pequenos se unirem com ele. Ele aguarda por eles, e tão logo eles se unem,  começam a elevar seu nível juntos. Assim, eles evoluem do seu próprio nível para o outro.

No nível superior há um outro “inanimado (rio) Nilo.” Os rios se conectam a ele e enchem ainda mais. Este é o jeito que “elevador espiritual” funciona. O que parece ser a escuridão é sempre a Luz escondida. Portanto, não há trevas. É só escuro por causa da minha atitude egoísta com a Luz, é por isso que a Luz fica escondida. Brilha para mim com o seu lado oposto, razão pela qual a palavra hebraica para luz é “Ohr”, enquanto, em aramaico, a palavra “Ohrta” significa noite. É por esta razão que estas duas línguas são opostas uma a outra como frente e verso.

Escuridão não existe. Ela existe apenas em relação aos nossos desejos não corrigidos. Não há escuridão nos desejos corrigidos. Portanto, quando eu estou de mau humor e sem inspiração, significa que tenho uma oportunidade para despertar-me e atingir uma maior ligação com o Alto, precisamente através da escuridão que eu sinto.