Desejos e Qualidades: Uma Definição

clip_image001Uma pergunta que recebi: Qual é a diferença entre desejos e qualidades? O que é um desejo, e o que é uma qualidade?

Minha Resposta: O desejo é a matéria da criação, que sempre recebe. Não há mais nada a dizer sobre isso. A qualidade é a forma que a matéria (o desejo) toma; ela determina como funciona o desejo, o que espera do seu trabalho (ou seja, a sua intenção), e o seu objetivo – seja para si ou para alguém fora dela (os outros e o Criador). Embora esta matéria seja o desejo de receber prazer, ela pode ter várias formas de funcionamento e estar em diferentes estados, dependendo das circunstâncias e do ambiente.

Apesar do fato de eu ser, por exemplo, a qualidade de “Abraão”, que é uma qualidade de doação total, eu não tenho oportunidade de doar, porque estou sob o controle de alguém. Talvez as minhas circunstâncias sejam tais que não tenho ninguém para doar, ou as pessoas que me rodeiam não querem que eu doe a elas.

Isto é chamado de qualidade. Uma qualidade significa que o desejo de receber prazer trabalha de alguma forma externa específica, sendo revestida por ela. Existem dez Sefirot principais, e todos os outros “objetos” espirituais são formas ou qualidades que são revestidos dentro delas.

Ao ler O Zohar, nós reconhecemos diferentes qualidades em nós, como Jó, Faraó, e o Criador. Todas elas são qualidades, revestidas no nosso desejo de receber. Qualquer coisa que nós possamos imaginar é simplesmente o desejo de receber prazer. Portanto, do nosso ponto de vista, o Criador é também uma forma particular do desejo de receber prazer – iluminado, elevado, superior, maravilhoso, e doando a todos. Nós somos incapazes de imaginá-Lo de forma diferente, porque não temos qualquer outra matéria, exceto o desejo de receber.

Aos poucos, na medida que tentamos distinguir todas estas qualidades dentro de nós, nós somos influenciados pela Luz Circundante. Como resultado, o sistema espiritual começa a ser esclarecido cada vez mais dentro de nós e começamos a perceber essas qualidades de maneira correta. Nós só precisamos de paciência.

Comente