A Obra do Criador

castleÀ medida que abrimos O Livro do Zohar repetidamente, a nossa inspiração inicial finalmente desaparece. Esta inspiração foi-nos dada pelo Alto, como o ponto no coração que nos trouxe à ciência Cabalística. Ela é chamada de “despertar do Alto” (Itaruta de-Leila), que significa que nos é dado pela Força Superior.

O desejo pelo Nível Superior actua como um combustível, naturalmente a empurrar-nos para a frente como se estivéssemos pegando fogo. Cada vez mais, nós queremos sentir o que está oculto dentro do livro e sobro o que exactamente ele fala. Nós somos despertados pelo Alto para procurarmos contacto com o livro.

Mas depois essa inspiração passa, à medida que somos dominados por novos desejos que não possuem o despertar do Alto do Criador. Isso ocorre quando temos de  acrescentar o nosso próprio despertar de baixo, a fim de continuarmos a avançar. De forma independente, nós devemos procurar respostas para perguntas como: “Por que eu preciso deste trabalho e para que ele serve?”

O Criador deseja que nós revelemos continuamente a importância do Nível Superior, para desenvolvermos uma demanda persistente para conectarmo-nos com Ele, e para percebermos a importância de todos os meios de alcançar a conexão, sendo O Livro do Zohar o principal meio. Ele quer que continuemos a pesquisar estes discernimentos interiores, repetidamente.

Depois, nós chegamos a um estado em que temos de perceber que estamos empenhados no “trabalho de Bezalel”: a construção de um Kli espiritual dentro de nós mesmos, um Templo com todo o seu conteúdo. Este grande trabalho leva tempo e exige muita preparação.

Na verdade, nós realmente nunca fazemos nada; tudo o que nos é exigido é a vontade, o desejo e a intenção. Contudo, além disso, tudo é realizado pela Força Superior (Bina), embora a sua influência seja impulsionada por um despertar de baixo. É aí que reside o nosso trabalho.

Portanto, por um lado, o nosso trabalho consiste em nos esforçarmos e compreendermos cada passo. Porém, por outro lado, isso se chama “A Obra do Criador”, porque é realizado pelo Criador, não por nós.

Realmente, nós só temos de alcançar o desejo, a súplica, ou a oração; tudo o resto é feito pelo Criador. Este é o significado do versículo: “Dê meio Shekel e o Criador completará o resto “.

Um Comentário

  1. […] Criador (Bo-reh) significa “Come (Bo), Veja (Reh).” No final do dia, estamos fazendo a obra do Criador, que é toda a ciência da […]

Comente