A Alma Esta Fora ou Dentro de Nós?

Uma questão que eu recebi: Você disse que devemos procurar dentro de nós mesmos por tudo o que está escrito no Livro do Zohar. No entanto, nas conversações durante a leitura do Zohar acerca da correção da alma, foi dito que recebemos uma alma só quando entramos no mundo espiritual. Então, como posso corrigir algo que é externo, dentro de mim?

Minha Resposta: Isso é verdade. Às vezes dizemos que a espiritualidade existe fora de nós, onde “fora de nós” significa “fora do nosso desejo.” Na verdade, tudo em mim é o desejo de receber e ser auto-completo. Portanto, eu digo que a espiritualidade está fora do meu desejo de receber prazer.

Não estamos falando sobre distâncias e espaços, estamos falando de qualidades. No que diz respeito à qualidade da recepção não há espiritualidade. A espiritualidade é fora dela. Portanto, quando digo “fora de nós”, quero dizer “além do nosso desejo presente.” Por outro lado, dizemos que a espiritualidade existe dentro de nós – muito mais profundo do que todos os nossos desejos atuais. Se eu penetrar em todos os meus desejos momentâneos de comida, sexo, família, dinheiro, honra e poder – cada vez mais profundamente no interior, mais interno, pessoal, – acho o mundo espiritual e o desejo espiritual.

Este desejo espiritual é chamado do “ponto no coração”, o desejo mais íntimo que se revela em mim agora. Por que é o mais íntimo e o maior desejo? É por causa de sua estatura elevada. Afinal, estamos falando sobre o objetivo e finalidade de toda a minha vida, e sobre o que irá permanecer depois da minha vida. Todos os mais íntimos e profundas questões estão concentrados num único ponto.

Os cabalistas me dizem: agora é apenas um ponto. No entanto, quando lemos O Livro do Zohar e “cavamos” dentro deste ponto, começamos a revelar que há todo um mundo dentro dele: crocodilos, casas, estrelas, sol, lua, pessoas, ímpios e justos. Este ponto começa a aumentar e, de repente, descobrimos que ele tem dentro de si tudo o que o Zohar nos explica nos mais diversos estilos: através da linguagem da Cabala, a linguagem das histórias, sob a forma de um romance histórico, ou na forma de descrições das leis e mandamentos.

O livro do Zohar inteiro é de conversações sobre o que acontece neste ponto e se expressa em um estilo especial de cada vez. Portanto, eu li o livro do Zohar e quero realmente conhecer sobre o que ele fala, da minha parte interna. Afinal, cabalistas dizem: não há, neste ponto, é a sua parte eterna. O corpo morre e se desintegra, e neste momento permanece.

Portanto, vale a pena para mim, revelá-la. Além disso, me disseram: se você perceber esse ponto, amplia-lo, e começar a revelar o espiritual dentro dele mesmo que ligeiramente, você fique com essa sensação, que não há vida e morte para você. Isto é porque você já pode começar a identificar-se com este ponto e você verá a vida dentro dele. Esta vida espiritual, você aproveita e chama a sua atenção de tal forma que todos os seus desejos e aspirações estão concentrados lá. E devido a isso, você atribui a importância a esta vida corpórea apenas na medida em que você pode desenvolver ainda mais, revelar e ampliar o seu ponto no coração.

Então, de repente, você começa a ver como este ponto se torna maior e maior, e que revela uma realidade inteira dentro dele – uma dimensão interna, não percebida antes. No começo, você não sentiu que havia um ponto no teu coração, então você sentiu e, agora, de repente, revela um mundo inteiro dentro dele, onde você existe eternamente.

Um Comentário

  1. Em relação a alma e ao espirito.

    Se temos uma alma e um espirito, a onde é que eles habitam em nosso corpo fisico?
    Gostária de entender melhor essa questão de espitito e alma?

    Obrigada; Soraia

Comente