Quem Oculta o Livro do Zohar?

Connecting Through the WorldsDurante o período em que O Livro do Zohar estava oculto às pessoas – desde a sua composição no século II até à sua descoberta no século XI – ninguém lhe chamava “oculto”, pois ninguém sabia algo sobre ele. Hoje, porém, toda a pessoa deste mundo pode facilmente adquirir O Livro do Zohar e lê-lo; então, porque ele é chamado secreto ou oculto?

O Livro do Zohar contem tudo. Este tem a habilidade de revelar este mundo e os Mundos Superiores a nós na sua totalidade, pois este foi escrito do ápice de todos os 125 níveis, do alcance do universo inteiro, e ele narra todo o nosso caminho. O único problema é que este livro permanece fechado, pois a pessoa que o lê está a fechá-lo a si mesma na sua incapacidade de se concentrar, e de se sintonizar correctamente para ver o que está ocorre dentro do livro. Por conta própria, naturalmente, o leitor é incapaz de se posicionar correctamente perante o texto da maneira que o faz ao ler qualquer outro tipo de texto. Ele fica confuso com o texto de O Zohar, pensando que este descreve imagens do nosso mundo, história, geografia, fisiologia ou anatomia. Ele liga erroneamente os conceitos, objectos e acções usando a sua compreensão terrena.

Pense num aparelho eléctrico com muitos fios e detalhes, e você os liga a todos incorrectamente. Você será capaz de fazer o aparelho funcionar? Obviamente não! Tal é o caso com O Zohar: Tudo permanece aberto perante nós, mas o problema é que nós não conseguimos revelá-lo, pois somos incapazes de nos envolver adequadamente com este sistema ou de nos conectarmos correctamente a ele. Nós simplesmente não temos a abordagem correta do O Livro do Zohar.

Antes e depois da leitura, a pessoa deve aprender constantemente a se sintonizar com este novo foco, compreensão e visão. Além disso, ela tem de avançar gradualmente, sem se apressar. O processo de sintonia é necessário, pois se ela simplesmente abrir O Livro do Zohar e o começar a ler, ficará apenas confusa, e mais tarde será muito difícil corrigir a desordem e voltar ao principio.
Desta forma, a maior dificuldade reside em aprender como entrar correctamente no Livro do Zohar. É por isso que O Livro do Zohar é acompanhado de materiais que falam sobre como sintonizar o nosso instrumento ou percepção – a alma.