Página Diária 23.12.09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Medidas Para o Avanço

O avanço é obtido exatamente através de decepções, confusões e consternações que ocorrem entre os estados.

E a coisa mais impressionante sobre isso é que, apesar de sabermos e termos experimentado essas mesmas sensações várias vezes no passado, toda vez que a pessoa se encontra entre esses níveis e estados, ela fica confusa e não sente ou alcança absolutamente nada: entretanto, ela experimentou até certo ponto esses discernimentos de desespero, decepção, raiva, e discordância com o que está acontecendo com ela. Mas esses estados progridem e, eventualmente, ela consegue superá-los. Em outras palavras, quanto mais a pessoa sente que está avançando, também sente que ainda não avançou. Mesmo assim, não devemos nos conformar, pois estados contrários também podem ocorrer.

Portanto, os Cabalistas escrevem que a medida mais precisa para saber se estamos avançando é através do grupo e do ambiente. A pessoa sempre pode medir o quão importante o ambiente social foi para ela ano passado, o quanto ela é presente dentro do grupo, fortalecendo-o, servindo-o, e criando um grupo unificado – em comparação ao que ela sente atualmente. De acordo com essa escala de importância que se revela dentro dela, ela pode ver se está avançando.

 

Livre-se das Falsas Obrigações

Nós devemos entender que todas as nossas obrigações no avanço espiritual, exceto o amor ao próximo, são imaginárias. O que isto significa? Que essas obrigações não trazem o resultado necessário, ou seja, o avanço espiritual. A pessoa pode se destacar nos estudos, e em muitas outras coisas, mas se ela não une a intenção pela adesão entre os amigos à todas as coisas que faz, o vaso espiritual não será formado dentro dela, e o tempo passa e ela não entenderá. Então, todas as suas obrigações na Sabedoria Cabalística são também chamadas de “falso”. Apesar disso, o Baal HaSulam coloca todas as esperanças do grupo na adesão entre os amigos, e somente nisso.

 

Não Devemos Perder as Oportunidades de Conexão

Pergunta de um aluno: Qual é a aplicação interna do amor ao próximo para a pessoa que nos assiste na televisão ou na internet?

Resposta do Dr. Michael Laitman: Em primeiro lugar, esforce-se para compreender o método Cabalístico e veja algo importante no grupo que está envolvido, como uma ancora ou um salva-vidas. A Arvut (Garantia Mútua) é essa união, o sistema onde eu posso revelar o mundo espiritual, o Criador. A revelação do Criador só é possível, dentro dessa quebra inicial da conexão entre os amigos. Mesmo assim, você deve se esforçar para se conectar a eles o máximo possível, apreciá-los, agradá-los sempre que possível.

2 Comentários

  1. Tenho total interesse em estudar Cabala , preciso me preparar melhor,
    pois amo Deus profundamente, e me encontro em uma situação que é um
    grande desafio , e tenho que resolver esse desafio , agradeço muito ,se for
    possível enviar para meu e-mail as lições diárias, um grande abraço fraterno,shalom!!!

  2. Izabel,
    Temos um curso de Kabbalah virtual totalmente gratis que esta começando. Encontrara toda informação necessaria para inscrição nesse link:
    http://www.kabbalah.info/brazilkab/cursos_tc.htm
    Bons Estudos!

Comente