Página Diária 22.12.09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

 

Os Primeiros Sinais de um Novo Período

Os Primeiros Sinais de um Novo Período

O que é uma crise? É uma condição em que sua mente já está disposta a assimilar mais do que a impressão atual permite. Esta é a raiz para se sentir a crise.

Isto é, eu estou disposto a me impressionar com coisas mais elevadas, mais sublimes do que esta vida é capaz de me dar e, portanto, entro em desespero, em crise. O que queremos dizer quando falamos “fim da ciência”, “fim da instituição familiar”, “fim da cultura”, “fim da educação”, etc? Eu sinto que isso é um “fim” porque eu me desenvolvi mental e emocionalmente e atingi um estado onde as impressões do nível que eu estou não me permitem trabalhar: elas são muito pequenas para mim. Eu vivo num mundo, mas sinto como se vivesse numa vila.

De onde vem tudo isso? Como resultado da integração da matéria com as numerosas impressões, dados e reações, a partir dos quais construímos diversos sistemas e relações, como o Comunismo, Socialismo, Capitalismo, Ditadura, essa família, outra família, religião e Darwinismo, prós e contras ─ todas as coisas que a humanidade passou por toda a história. E, finalmente, depois de todas essas coisas, descobrimos que elas não valem nada; mas o cérebro, todavia, está disposto a perceber as impressões mais elevadas, e começa a buscar, ainda que elas não sejam encontradas. Este é um sinal de que estamos preparados para captar as impressões de um novo nível. E depois vem a sabedoria Cabalística e lhe pergunta: Você quer algo novo? Aqui está. Você está pronto para isso.

Pergunta: Nós estamos prontos para que? O que é essa coisa nova?

Nós estamos preparados para alcançar novas impressões em nossa substância, no desejo de receber. Pode-se dizer que nós esgotamos as impressões no nível material, no desejo de receber. Nós já estamos fartos. Nós continuamos brincando com ele porque precisamos de alguma forma nos mantermos nesta vida, porque a impressão dentro do desejo de receber é uma coisa ─ esteja eu recebendo ou não. E agora, como resultado desta impressão nós atingimos um estado onde queremos sentir uma impressão adicional ─ não apenas receber mas também doar. Nós queremos que ambas as formas de impressão fiquem de frente uma para a outra. Este é o estado em que a pessoa está começando a se preparar internamente. Isso não acontece com todos simultanea e imediatamente, mas é isso que ocorre.

Isso também pode ser explicado de forma diferente. Não é que tenhamos chegado a uma crise porque estamos saciados das impressões de todas essas coisas ao longo da história, mas sim que são as Reshimot (lembranças) que nos levam ao novo estado revelado. Nós percebemos as Reshimot, que foram reveladas em todos nós ao longo da história, em todas as civilizações da humanidade, e agora, nós chegamos a um estado em que todas as Reshimot, que dizem respeito à satsifação simples dentro de um desejo de receber simples, acabaram.

Agora, está na hora das próximas Reshimot. Depois que as Reshimot “de recepção” acabaram, é hora de revelar as Reshimot “de doação”. Enquanto você percebia somente as Reshimot do desejo de receber, você agia como uma besta neste mundo. Você não tinha nada para trabalhar, apenas desfrutar mais ou menos todos os tipos de possibilidades que haviam diante de você. Esta é toda a sua história. Esta também é a razão pela qual a sabedoria Cabalística estava oculta. Para que você precisa da sabedoria Cabalística? Você só precisa dela se tiver o desejo de receber e sua satisfação, e o desejo de doação e sua satisfação ─ um diante do outro. O que acontece entre eles, a forma para se conectar entre eles se chama “linha média” ─ e esta é “a sabedoria Cabalística”.

Este é um processo completo, e atualmente nós estamos no seu início. A humanidade não sabe onde ele está. Ela não entende que as novas leis já estão operando nela, novas forças do sistema de doação, além do sistema de recepção. Depois que você se unifica, duas forças operam em você ─ tanto a atração como a rejeição. E é aqui que a sabedoria Cabalística deve entrar, como um método de revelação do trabalho correto, a relação correta entre todas as partes, a conexão entre elas ─ o software para operar o sistema integral. E de acordo com o grau que você avança em direção a esse sistema, você o revela. Mas, para revelar, digerir, e aplicá-lo corretamente, você deve estar familiarizado com a regularidade que existe no sistema, a sua fórmula. E esta fórmula é a própria sabedoria Cabalística. Portanto, ela é revelada neste exato momento.

Comente