O Momento Mais Díficil Pode Ser o Melhor Momento

O sucesso em estudar O Livro do Zohar não depende da habilidade de organizar mentalmente tudo o que ele descreve. Por exemplo, um dia você pode terminar uma parte da lição muito animado com tudo que você foi capaz de sentir e compreender, e feliz por ser capaz de entender o que está por trás dos nomes e palavras deste livro. Mas no dia seguinte você termina a lição decepcionado, pensando: “Eu não entendi nada! O material era tão chato que eu simplesmente não conseguia me concentrar. Eu me esforçei por alguns minutos na melhor forma possível durante uma hora e meia de aula..

A verdade é que você não foi capaz de avaliar a situação corretamente, o seu maior ganho veio precisamente daqueles vários minutos quando você foi capaz de esforça-se. Nós não sabemos nada sobre o Mundo Superior ou de nós mesmos, ou das condições para revelá-lo. Tudo isso é escondido. No entanto, se uma pessoa que dá tudo de si mesma e se esforça, em seguida, justamente quando ele está em um estado de não se sentir satisfeita, ou interessada no estudo, quando nada “brilha” para ela, mas ela ainda deseja provar que ela quer atingir doação – esse é o melhor momento e o melhor do estado.

Posso dizer por experiência própria que muitas vezes eu perco horas de trabalho no texto do Zohar, até eu começar a vencer a barreira que separa-me dele. Mas é a maior alegria do mundo é sentir que aquele muro impenetrável entre nós começa a se dissolver.

As correções que executamos durante as horas de “dormência” é o esforço mais importante que você pode fazer no seu caminho para o Criador! É justamente em resposta a esse esforço que a Luz Superior vem a você, ao invés de tudo que vem fácil. Portanto, este trabalho duro é o melhor estado possível.