Dejà Vu Enquanto Se Lê O Zohar

Você sabe que está estudando corretamente O Zohar quando você continua lendo repetidamente, ainda que você não entenda nada. Você não precisa ter medo disso ou tentar mentir para você mesmo. Ao contrário, você precisa aceitar o fato de que é desconhecido como a um bebê, e então ele irá realmente ganhar claridade.

Estudar O Zohar traz uma sensação de Dejà Vu, onde algo que você já leu antes de repente aparece em sua memória enquanto lê uma parte diferente do texto. Quando você o lê pela primeira vez, você não entende nada, mas agora subitamente tudo se junta, parecido a como algo em nosso mundo se revela a um bebê.

Se parece que o material é claro para você, então esse é um grave erro de sua parte que atrasa seu progresso. Você precisa entender claramente que você está lendo sobre fenômenos que atualmente não existem dentro de você.

Se sua alma se corrige, então você os perceberá apropriadamente. Mas por agora você está meramente ouvindo as palavras sem saber o que elas realmente significam. Por exemplo: você lê a palavra “escuridão” e pensa que você entende seu significado, mas na verdade ela significa algo completamente diferente; ela se refere à inabilidade de perceber alguma coisa. Afinal de contas, o livro fala sobre doação, enquanto você só conhece como receber.

Sua oposição à Luz, a esse estado elevado de doação, é chamada escuridão. De um modo similar, sua semelhança com a Luz e a habilidade de se conectar a um mais avançado desejo é chamada Luz. Nesse aspecto, não importa se você não entende e não pode imaginar essas noções. O que é importante é seu desejo. Isso é o que atrai a Luz – a força que desenvolve você.