As Cinco Limitações das Nossas Sensações Internas

ourNa Mídia (da Universidade da Columbia Britânica): “A Aferência Tátil Afeta Aquilo que Escutamos: estudo UBC. Os seres humanos usam todo o seu corpo, e não somente seus ouvidos, para entenderem a fala, de acordo com o departamento de pesquisa lingüística da Universidade da Columbia Britânica. Já se sabe que os seres humanos naturalmente processam expressões faciais junto com o que está sendo escutado, para entenderem tudo que está sendo comunicado. O estudo UBC é o primeiro a demonstrar que nós também processamos informações táteis para percebermos os sons da fala.

Na Mídia (da Scientific American): “Provando a Luz: Dispositivo Permite que Cegos ‘Vejam’ com Suas Línguas”. Um par de óculos de sol interligado a um pirulito “elétrico” ajuda os deficientes visuais a recuperar as sensações visuais óticas através de uma via diferente. Agora, um novo dispositivo se aproveita disso e visa restaurar parcialmente a experiência da visão para os cegos e deficientes visuais, contando com nos nervos sobre a superfície da língua para enviar sinais luminosos ao cérebro.

Meu Comentário: Isso tudo confirma o que a Cabalá ensina sobre a percepção da realidade – que o mundo inteiro existe dentro de nós; nossos sentidos não são mais do que a mostra dos cinco limites das nossas sensações internas.