Alcançamos O Mundo Espiritual Naturalmente, Como um Bebê

Recebi uma pergunta: Quando lemos O Zohar, nós presumimos que seguimos o texto como se estivéssemos dentro de nós mesmo. No entanto, não temos que também nos esforçar para exigir nossa correção?

Minha resposta: O Zohar mesmo dirige você à correção e aos pensamentos necessários. Ele irá dizer a você o que é bom e o que é mau dependendo do seu estado específico e o que você em particular precisa clarificar.

O livro em si vai prover você com essa abordagem. De nossa parte, precisamos simplesmente ser capazes de aderir-nos a ele e ao seu fluxo, para “nadar” com ele obedientemente e ir onde quer que ele deseje nos levar. Temos que deixar nossa mente e coração nadar suavemente junto com a corrente.

Tudo é predeterminado, inclusive meu desejo, os Reshimot nele, e a Luz que concretiza os Reshimot. No entanto, tudo depende do meu esforço e do meu consentimento para dar à Luz acesso aos Reshimot.

Eu só permito que a Luz aja, mas, além disso, tudo acontece seu meu conhecimento. Eu só testemunho tudo o que acontece dentro de mim. Meu esforço é chamado “Avodat HaShem” – o trabalho do Criador, eu somente sou um cúmplice nisso. O Criador disse a Moisés: “Vamos ao Faraó. Eu vou fazer tudo e você vai olhar como eu atuo em relação a ele”. Isso significa que meu ponto no coração, o primeiro Reshimo espiritual, me traz até a entrada de um novo mundo, do qual eu não conheço nada. À medida que eu aprendo sobre ele e me conecto com ele, serei capaz de viver nele.

Baal HaSulam escreve que do mesmo jeito que é impossível para os corpos materiais viver nesse mundo sem saber suas leis, regras, e condições, também é impossível para a alma viver no mundo espiritual sem receber o conhecimento necessário sobre ele. Assim, agora mesmo estamos tentando receber esse conhecimento necessário. Quando o recebermos, sentiremos que já existimos no mundo espiritual, porque na espiritualidade, conhecimento e sensação é a mesma coisa.

Agora mesmo eu sinto somente meu corpo animal – uma realidade ilusória; mas eu também tenho um ponto no coração que pode potencialmente sentir o Mundo Superior. Esse ponto que nos foi dado é uma tremenda oportunidade; porém, é a única coisa que me foi dada. Eu preciso desenvolver o resto por mim mesmo, e por isso me foi dado O Livro do Zohar, que fornece uma explicação para mim.

Eu aprendo sobre o Mundo Superior como um bebê aprende sobre esse mundo sem saber nada sobre ele antecipadamente. Um bebê não pode alcançar o mundo com sua mente, fazendo uma análise e uma síntese. Eu também não posso fazer isso com relação ao mundo espiritual. Eu aprendo sobre ele somente ao aderir ao livro e atraindo a Luz Circundante. Esse tipo de estudo é o mais natural. Nós descobrimos um mundo novo da mesma maneira como descobrimos esse mundo quando éramos bebês.

O Nível Superior nunca pode ser alcançado com a mente, desde que não o sentimos, vemos, ou entendemos. No entanto, temos que começar a senti-lo.