A Alegria é um Sinal Claro de Doação

truemiracleUma pergunta que recebi: Por que o trabalho espiritual tem de ser feito com alegria?

A Minha Resposta: A alegria é um sinal de que você age em prol da doação, e que você não faz isso por coerção, porque você não tem outra escolha ou porque você tem medo que possam acontecer coisas más a você. Nós sabemos quão feliz uma mãe está quando consegue alimentar bem uma criança, porque ela recebe prazer disto. A doação que vem do amor, como no caso da mãe, vem sempre com alegria. A alegria é um sinal e uma consequência das boas acções (doação).

Contudo, se a pessoa está sob o poder do seu ego, ela sente-se tensa e zangada com o Criador. Desta forma, a força de bondade e fé é expressada através da serenidade e da rejeição de si mesma diante da Força Superior, uma disposição de receber a sua influência e a sua correcção, que mudarão suas qualidades para a doação. Então, a Força Superior vem e dá-lhe força, e tudo isto é acompanhado pela alegria.

O verdadeiro apelo ao Criador não pode ocorrer sem alegria. Se a oração é escutada pelo Criador, esta é chamada de “a Porta das Lágrimas” (Shaar ha-Dmaot), que significa que a pessoa deseja ser similar ao Criador (da palavra “Dommeh” – similar). Desta forma, ela “chora”, ou seja, ela realmente quer se tonar similar ao Doador. Contudo, estas não são lágrimas de tristeza; em vez disso, a pessoa sente alegria porque alcançou este grande desejo.

O apelo ao Criador não pode ser triste. Se você chora, isso significa que você O culpa por fazer tudo isto para você, e você está infeliz com seu caminho, o qual você segue como resultado da desesperança. Então, você não pode ser justo. Desta forma, se a pessoa não sente alegria em cada estado que chega até ela (seja o melhor estado imaginável ou o pior estado possível), isto significa que ela está em seu egoísmo e não tem como apelar ao Criador.

A pessoa tem de ascender de forma a permanecer sempre em alegria. Então, ela não se importará com o que acontece com ela, dado que o seu único pedido é adquirir a força de doação. Nesse caso, ela irá recebê-la.