O Livro do Zohar é um Bilhete Para o Mundo Espiritual

laitman6É do conhecimento comum que O Livro do Zohar é único. A razão para isto é que ele é o único livro com o poder de levar os seres humanos para o mundo espiritual. Esta missão sem paralelo é que tornou este livro famoso, e fez a humanidade ter uma relação especial com ele.

A Natureza prepara uma entrada muito peculiar neste mundo para nós; nós nascemos sem nenhum conhecimento, e nada é explicado para nós antes do tempo. Uma criança não herda um intelecto, os sentidos ou as memórias de seus pais ou das gerações anteriores. A pessoa nasce como uma concha vazia, e depois começa a sentir este mundo como calor, frio, luz, escuridão, som e silêncio.

No início, o bebê não sente nada. Porém, aos poucos, ele começa a reagir ao som e luz; mais tarde, ele reconhece sua mãe e observa as ações que estão sendo feitas para ele. Em resposta, o bebê ri ou chora, e aos poucos começa a explorar o mundo e quer descobrir o que está acontecendo ao seu redor. Ele começa a se identificar com seu corpo e é assim que ele cresce.

Comparado a isso, é surpreendente que os animais recém-nascidos (bebês) conheçam tudo e aprendam a sobreviver de forma independente em poucos dias, ao passo que o bebê humano permanece totalmente desamparado sem o atendimento dos adultos, por um longo tempo. Se nós deixarmos um bebê humano no mato, ele cresceria como os animais que o cercam.

O desenvolvimento de um bebê humano é baseado unicamente nas impressões, exemplos e modelos de comportamento deste mundo, que ele recebe dos adultos. As pessoas criaram música para crianças, brinquedos, parques infantis e jogos projetados para ensinar as crianças a quebrar as coisas, juntá-las e distinguir as cores e os sons. O objetivo destes jogos é preparar a criança para viver em nosso mundo.

Os pais de uma criança e as pessoas ao seu redor estão prontos a dar tudo o que for necessário para a criança crescer em conformidade com as normas de sua geração e o mundo que ela vive. Nossos instintos nos levam a transferir o nosso conhecimento para uma criança, visto que de outra forma ela não estaria pronta para a vida em nosso mundo.

Este tipo de educação é natural e não pode ser alterado. Nós somos incapazes de alimentar um ser humano com informação, conectando-o diretamente a um computador que irá transferir um conhecimento enciclopédico a ele. Nós não podemos simplesmente “instalar” uma educação apropriada, a fim de desenvolver os sentimentos e as reações de uma criança. Nós só podemos fazer isso gradualmente, à medida que ela molda sua personalidade, adquirindo e acumulando impressões.

Esse processo leva pelo menos 20 anos na vida de um ser humano. E quando nos tornamos adultos, continuamos a aprender e a nos desenvolver, e muitas vezes acabamos lamentando que não adquirimos mais conhecimentos antes nas nossas vidas.

O nosso nascimento e desenvolvimento no mundo espiritual envolve processos similares, mas a diferença é que nós também continuamos a existir no mundo material, uma espécie de inconveniência. Assim como no mundo físico, o crescimento no reino espiritual exige pais, ambiente, brinquedos, educação, uma criação adequada e explicações. Se nós não obtivermos os exemplos corretos, não estaremos prontos para viver no mundo espiritual, e, portanto, ele não se revelará para nós. Mesmo que isso acontecesse, nós não seríamos capazes de reconhecê-lo.

O Baal HaSulam escreve o seguinte no artigo “Corpo e Alma”: “Um ser humano não pode viver em nosso mundo sem ter conhecimento dele; da mesma forma, a sua alma é incapaz de viver no mundo superior sem ter conhecimento dele. Além disso, o conhecimento sobre o Mundo Superior realmente serve como uma forma de sentir a vida nele. ”

Se uma criança fosse deixada em seu berço, sem qualquer atenção imediata, e somente suas necessidades físicas fossem satisfeitas, ela não seria nada mais do que um corpo vivo respirando. Nós somos incapazes de nos desenvolvermos, a menos que recebamos novas e diversas impressões de forma regular. Não importa que nós não entendamos o significado por trás de muitas dessas impressões, assim como uma criança não entende muito o que acontece com ela. Independentemente disso, nós ainda somos preenchidos por essas impressões e as utilizamos para crescer. A mesma coisa acontece no mundo espiritual: nós precisamos nos preencher com diversas impressões que se originam do mundo espiritual, e que não existem no nosso mundo.

É exatamente assim que O Livro do Zohar nos influencia, e a razão pela qual este livro é tão especial. Quando uma pessoa lê ou ouve este livro, ela começa a transferir para si as impressões do mundo desconhecido e superior. Não importa se nós compreendemos ou não o significado do seu conteúdo; nós ainda somos preenchidos por essas impressões. Não há outro livro que tenha tal impacto.

Gradualmente, à medida que nós avançamos no estudo do O Livro do Zohar, nós começamos a receber e a acumular impressões do mundo espiritual. Quando essas impressões entram em nosso ser, elas aceleram o nosso desenvolvimento no mundo espiritual, mesmo termos consciência de que está ocorrendo este crescimento.

Quando nós lermos O Livro do Zohar em nossas aulas, eu darei explicações do texto, a fim de ajudar a pessoa a se conectar com seu conteúdo. No entanto, a pessoa pode ler O Livro do Zohar sem qualquer explicação. Tudo que nós precisamos é um desejo de entender e de se conectar com o texto, da mesma forma que uma criança com olhos arregalados explora o mundo ao seu redor e não consegue ficar parada por um minuto por causa de sua tendência natural para aprender e absorver tudo ao seu redor. Se abrirmos os nossos sentimentos, o coração e o intelecto para absorvermos o que sai deste livro, como uma criança que absorve tudo neste mundo, avançaremos na espiritualidade.

Pouco importa se a pessoa tem uma mente brilhante ou se ela tem dificuldade de aprendizagem, se é preguiçosa ou trabalhadora, racional ou emocional; todos desenvolverão a sua própria maneira, a que for melhor para eles.